Alvin e os Esquilos 4 é o último e o pior do quarteto

Apesar de ser uma de minhas franquias de filmes favoritas por vários motivos, dá pra ver bem nitidamente a "evolução" da produção dos filmes de "Alvin e os Esquilos" ao longo dos anos e, como um admirador, me senti desrespeitado com esse longa.

Começando pela cena da festa, no início do filme, que foi desnecessariamente extensa, demorando quase dez minutos para o Dave chegar e acabar com a farra.

Nisso, entra o principal erro da Fox: infantilizar o público, com um roteiro infantil e previsível. "Uau, vamos andar quilômetros só pra impedir que o Dave se case com uma mulher para que o filho dela não seja nosso irmão...". Fora as atuações, que são ridiculamente forçadas (nem parece que foi tudo decorado), com destaque ao vilão caricato, cujo ator é naturalmente engraçado, porém teve que se sujeitar a esse papel patético. Eu só não larguei no meio porque o ator do Dave salvou o filme.

Isso sem contar as inconsistências de enredo. Durante três filmes, eles eram fenômenos musicais, com shows bombados (afinal, não é todo dia que vemos esquilos cantores), e aí, de repente, passam a andar pelas ruas afora sem que ninguém pare para pedir uma foto ou autógrafo. Os jornalistas chegaram a pisar nos esquilos!

Por algum motivo, as esquiletes roubaram o pódio dos esquilos, mas apesar do enfoque momentâneo, não fizeram absolutamente nada e sequer tiveram papel nesse enredo.

Ou então sobre a adoção no final do filme. Se eles não eram "filhos do Dave", como que, no segundo filme, eles foram para a escola? Como a escola aceitou matricular esquilos assim?

Outro ponto que eu achei de extremo mal gosto foi terem excluído o Ian da história, presente nos três últimos filmes. Se eles deixaram as esquiletes, que não tiveram nenhuma utilidade na história, qual o problema de ter incluso o Ian? Eu tenho certeza que ele seria bem mais útil que elas.

No mais, o filme é sofrível, a ponto de a própria produtora perceber isso e passar a investir apenas na animação que segue a história. Se for pra ser infantil, talvez o melhor seja realmente fazer logo um desenho animado, igual era antes.

Comentários