Empreendedorismo em Aprovados (2006)

Um dos besteróis mais interessantes que eu já vi é um filme chamado Accepted. Eu meio que hesitei no início, mas logo na primeira meia hora eu já tava amando o filme.


A história basicamente se trata de alunos que estavam em seu último dia de aula, mas não passaram em nenhuma faculdade das quais escolheram. Porém, um deles, teve a mirabolante ideia de mentir para os pais, dizendo que foi aprovado numa tal de South Harmon Institute of Technology (S.H.I.T.) (sic). Então, com a ajuda de um amigo que fora aprovado em Harvard, forjou a carta de aprovação e criou um site fictício para mostrar a seu pai que ela existia mesmo. Mesmo desconfiando da veracidade do site, ele concordou e deu o dinheiro de entrada para o filho, dizendo que ele iria acompanhá-lo em seu primeiro dia de aula, para conversar com o reitor.

Isso foi um baita problema, uma vez que South Harmon simplesmente não existia.
Então ele se juntou com seus amigos, também não aprovados, e alugaram um edifício abandonado na Universidade Harvard, então fizeram uma limpeza geral durante a noite e ainda conseguiram um reitor (que, digamos, não era nada convencional)!

Acredito que este seja um dos melhores personagens do filme, mesmo aparecendo pouco.
Após conseguirem enganar os pais do protagonista, eles começaram sua rotina de não fazer nada... mas não esperariam que uma enxurrada de gente apareceria com dinheiro da mensalidade, tudo isso devido a um erro no site que aceitava todo mundo que se inscrevesse!


E, assim, é aí que começa o filme.
A genialidade dos principais personagens, que resolvem tocar o barco ao invés de contar a todos que era uma grande mentira, é algo a se destacar: não havia grade curricular (por razões óbvias, assim como não tinham professores), então eles resolveram criar um mural, que continha as disciplinas que os alunos queriam realizar, financiadas pelo dinheiro da matrícula do próprio.


Por exemplo, se você quisesse fazer jardinagem, os seus dez mil dólares serviriam para isso.

Com o tempo, isso deu tão certo que chamou a atenção da reitoria da Harvard, que tentou acabar com a "universidade" por meio da justiça e, obviamente, a S.H. ganhou.


O filme é genial do início ao fim, mostrando que mesmo jovens que teoricamente estavam com a vida perdida, podem ter um sucesso estrondoso.

O modelo de educação da South Harmon Institute of Technology é baseado no modelo de "projetos" ou "clubes": os alunos que organizam tudo, tendo apenas a supervisão do corpo docente, mas o aprendizado é por conta dos próprios discentes. Eu, pessoalmente, não concordo muito com esse modelo, mas reconheço que produz excelente resultados.

Comentários