Uma visão analógica acerca de Griffith na Golden Age de Berserk

Quando eu li Berserk, o mangá mais popular segundo o MyAnimeList, pela primeira vez, fiquei maravilhado com a história, então acabei pensando em algumas analogias:

Quanto à mentalidade, Griffith se assemelha a Adolf Hitler, considerado pelos nazistas um homem maravilhoso, inteligente, forte, perfeito, que conseguiu rapidamente tornar a Alemanha uma potência mundial. Porém, na verdade, ambos ligam apenas para o seu sonho e, se precisar pisar em alguém para alcançar, eles não hesitarão em fazê-lo, pois os outros são apenas carne-viva.

A história de Griffith se assemelha a de Anakin Skywalker nos episódios I, II e II de Star Wars: Anakin cresce e se torna cada vez mais forte, até o momento em que se aliou aos sith e foi derrotado por Obi-Wan Kenobi. Depois de irreconhecível, torna-se o vilão mais respeitado dos cinemas: Darth Vader.

A ideia é a mesma com o líder do Bando dos Falcões: ao longo dos anos, conquistou cada vez mais glória e notoriedade, passando de um simples plebeu a um grande patamar da nobreza rapidamente. Com isso, sua soberba e inveja crescia, até que Guts resolve sair do grupo e Griffith o desafia para um duelo, mas perde. Após isso, estupra a filha do rei e é preso nas masmorras, torturado por um ano. Irreconhecível, torna-se então o pior vilão de Berserk.

Comentários