A evolução da Band

Odeio ter que dizer isso, mas a Band está me surpreendendo. De todos os canais da TV aberta, este é, junto da RedeTV!, um dos mais sumidos da mídia, porém a Band é, sem sombra de dúvidas, o que possui menos destaque, tal que, se desaparecesse da televisão, eu não sentiria a falta.

A Globo é a casa dos esportes, novelas, jornalismo, dois programas de auditório relevantes (Caldeirão e Domingão) e do Big Brother; o SBT é o lar dos programas de auditório e das novelas infantis; a Record é a casa do "A Fazenda" e das novelas bíblicas; a RedeTV! tem o Encrenca e o Sikera... mas e a Band?

Se formos parar para pensar, a Band sempre foi mais apegada ao entretenimento, tanto de séries quanto de futebol. Na época que eu ainda ouvia falar dela, tinha, além do Datena e do futebol (algo que dá para assistir na Globo), o Raul Gil (que foi pro SBT), o Pânico (que foi cancelado), Os Simpsons, Futurama, Família Dinossauro e animes como Dragon Ball Kai. Ela ainda passa tokusatsus e alguns animes, mas não é tão comentada como outrora.

Mas esse quadro, aparentemente, vai se reverter em breve. Em 2021, com a pandemia, muita coisa mudou na televisão, como o SBT entrando no mundo dos esportes, o fim do Encrenca original, a última edição do Big Brother e Malhação, a saída do Faustão, a mudança de horário do Luciano Huck e o fim da Loading. Sabe o que todos esses incidentes têm em comum? Foram minuciosamente observados pela Band.

A Globo está passando por uma reformulação, provavelmente em decorrência de seu serviço de streaming, Globoplay. Com a saída de um dos ícones da emissora, o mais lógico seria que ele fosse para o SBT, o lar dos auditórios, mas ele "preferiu" ir para a Band. O que chama mais a atenção é que, no final do ano, o elenco original do Encrenca, líder de audiência da RedeTV!, resolve migrar para a Band, que, poucos meses após o fim da Loading, decide abrir um canal de games na TV por assinatura e chamar a equipe original do Mais Geek para apresentar animes na TV aberta de novo.

É só eu que pressinto a ocorrência de algo grande? O único problema são os horários que ela escolheu, como o "Churrascão" ser de segunda a sexta, de 20h30 e 22h40, sendo que poderia ser somente no domingo, das 18 às 20 horas (para competir diretamente com a Globo), ou o Mais Geek ser de madrugada (poderia ser esse no lugar do Churrascão, assim como foi com a TV Kids e o horário original do programa). Espero que, apesar deste empecilho, o canal recupere sua antiga relevância.

Comentários