Analisando um meme aleatório

Quando fiz aniversário, recebi esse meme no Instagram com a música triste de Everybody Hates Chris.


Eu morri de rir quando vi isso. Não porque sou boomer, já que esse tipo de piadinhas era engraçado nos primórdios, com os famosos "vídeos de tiozão", mas por ser genial de tão tosco.

Apesar da escolha do fundo contrastando com a fonte seguir corretamente a cartilha da comunicação visual, a disposição dos elementos tá toda desalinhada, desde os dois parágrafos de cima (faltando um conectivo entre "Válido" e "01/01/2024") quanto os dois ícones de redes sociais (inclusive esse do Instagram tá com uma qualidade de dar inveja). E esse PNG mal recortado também não ajuda.

Mas o que me chamou a atenção foi a escolha da música. É uma página de frases engraçadas para status/stories, pela imagem do Agostinho, então faz todo sentido usarem uma música de uma série de comédia, mas pegaram a triste, e ainda fizeram questão de deixar o fundo preto. 🤡 Ou seja: fazer aniversário é triste, seja lá por qual motivo, só que, de novo, essa música é de uma série de comédia, então só de ouvir já dá pra imaginar o Chris (você) se ferrando, e soma nessa equação o Agostinho Carrara, que é um dos maiores ícones da comédia brasileira, olhando pra você.

Eu duvido muito que isso tenha sido de propósito, foi mais uma frase legal que essas páginas postam, tipo, como se fossem de utilidade pública, sendo o Agostinho só um mascote, mas se não for, o cara é um gênio, porque antítese (isto é, querer provocar tristeza com uma frase e uma pessoa engraçada) é a melhor forma de humor e essa estrutura deve estar em todos os posts, só mudando a frase.

Comentários