Uma singela opinião sobre One Piece: Stampede (2019)

Arrisco dizer que Stampede é um dos piores filmes de One Piece já lançados (obviamente, sem considerar o OVA de Skypiea, lançado antes desse).


A produção é boa, mas todo resto é horrível.
Vamos começar pelo fato de que, por marcar o aniversário de 20 anos da franquia, ele serviu como uma recapitulação de todo o anime, uma forma de despertar a nostalgia dos fãs.

Isso até teria sido bom se não tivessem reutilizado elementos de arcos e filmes anteriores.


O filme começa com o Barba Negra (que, por alguma razão, não aparece no filme) entrando em Impel Down e libertando um pirata fortíssimo: Douglas Bullet.


Qualquer semelhança entre o Zephyr, ex-almirante da Marinha que fundou a Neo Marinha para desbancar a primeira, e o Bullet, ex-pirata do Roger que quer tomar para si o posto de Rei dos Piratas, não passa de mera coincidência.


Dois anos depois, ele se junta a Buena Festa (de novo essa fixação do Oda pelos mexicanos que só aparecem nos fillers), um dos maiores organizadores de festivais piratas do mundo (Foxy ficaria com inveja), e convida os Piratas do Chapéu de Palha para o primeiro deles em 20 anos.

Convites no meio do nada para um evento?
Meio Gold, não acham?


No caminho, Luffy e seus amigos comem e fazem compras, estando animados para um jogo, que contou boa parte dos piratas que aparecem no anime (não todos, porque senão seria muita conveniência).


Mas isso porque este não era mais um Davy Back Fight inútil: o prêmio era um tesouro deixado por Gol D. Roger (é porque já tinham pego a fruta do Ace para o coliseu de Dressrosa, então tiveram que apelar no prêmio). Tinha até narradores (Gatz, é você?)!


Logo na primeira, uma corrida de navios subindo a Knock Up Stream (Skypiea) para chegar numa ilha coberta por uma bolha, tal como a Ilha dos Homens-Peixe ou Sabaody.


Eu acho engraçado que o próprio filme zoa isso, trazendo o Foxy, Sabo, Fujitora e até o Hatchan, para jogar na cara mesmo.

Enquanto subiam, encontraram Law machucado no navio e ele disse que tinha algo podre na ilha, fazendo parte da tripulação descer junto com ele para investigar (bem Punk Hazard isso).


No subterrâneo, eles descobrem que Festa estava em um conluio com o governo e planejava uma Buster Call (sim, aquela que matou os arqueólogos de Ohara). Em meio a isso, eles encontram Smoker, que também veio investigar o sujeito. Obviamente, há um confronto, mas depois ele resolve se aliar aos piratas para deter os vilões (bem punk isso). Além do Smoker, sabe quem mais eles encontram? Sir Crocodile (lembra do que aconteceu na última vez em que o Crocodile e o Buggy apareceram no mesmo arco?).


Voltando à corrida do tesouro, em meio a lutas desnecessárias (coliseu), Usopp consegue pegar o baú e vê que se trata de uma log pose para Laugh Tale, logo depois sendo espancado por Douglas Bullet, que roubou o tesouro (se o objetivo nessa cena era emocionar o telespectador, eles provavelmente esqueceram da Franky House).

Ele então revela o poder de sua fruta do diabo, que é de assimilar objetos (mais útil que o do Pica com as pedras), e dá um soco no Luffy Snakeman, que cai morto (Kaido deve ter gostado disso).


Me incomodou o fato de o Zoro, que cortou um meteoro gigante (e o Pica), simplesmente não ter ido fatiar o cara por causa de uma filosofia imbecil. O Luffy pode estar desmaiado no chão jorrando sangue, mas como a luta é dele o Zoro não pode se intrometer, só o Law, a Hancock, o Smoker, o Sabo e o Usopp.

Começa então a chegar a Marinha, que, diga-se de passagem, só serviu para colocar mais personagens que não serviram para absolutamente nada. Para você ter ideia, eles fizeram DUAS Buster Calls e nenhuma delas fez um arranhão no Bullet. Tudo isso foi só um pretexto para reunir alguns dos sete corsários, a CP0, os supernovas e alguns marinheiros para uma segunda Guerra dos Maiorais, que durou o filme INTEIRO. Tal como na Ilha dos Homens-Peixe, isso não passa de número.


Pense no absurdo da duração dessa guerra como se a luta contra o Bullet ocupasse metade da abertura Over the Top. Parece que passou a ser um padrão desses filmes juntar personagens obsoletos como o Kizaru e Rob Lucci, 3D2Y e Gold que o diga.
 

Para tentar proteger o Luffy, Usopp levanta e carrega o capitão inconsciente nas costas, lamentando por ser um fraco e inútil (esqueci de pegar minhas lágrimas de volta em Water 7). Só que, diferente daquela outra vez, o Luffy não quis recuar e, depois de um século, ele ganha no protagonismo e insistência, como em literalmente todas as lutas do anime.

A única parte que eu achei boa foi o final, quando ele quebrou a log pose, afinal, aquele filme se passava após os eventos do Wano e o Luffy não iria jogar todo o esforço dele no lixo por causa de um hack, algo que o próprio Roger desaprova na cena pós-créditos.
 

Tem outras pequenas "coincidências" que eu não citei, como o Buena Festa ser parecido com o Barba Negra e traíra igual e as situações cômicas do "Capitão" Buggy, e com certeza deve ter outras que eu não notei. O próprio figurino do Luffy é quase idêntico ao que foi usado no Z.


Ainda bem que o Oda descartou esse final, porque ele não acrescenta em nada ao diálogo. Apesar da alta repercussão, é um filme inútil, ao contrário dos demais, feito basicamente para dizer que teve um filme.

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